segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Idéias Mirabolantes da FTX em 2021

 

O ano de 2021, o xadrez aconteceu no Tocantins através da Federação Tocantinense de Xadrez - FTX com ideias mirabolantes, como:

  • O primeiro semestre de 2021, devido a pandemia da covid, as atividades foram on-line, mas com restrição a apenas a um pequeno grupo, com torneios no lichess e chess.com.
  • A FTX vai contra a tendência do xadrez no mundo, onde por todo o Brasil e pelo Mundo acontecem em vários horários no dia vários torneios on-line aberto a todos.
  • No segundo semestre, ficou marcado por atividades presenciais no capim dourado shopping, como o circuito no formato rápido e o Campeonato Tocantinense de Xadrez no formato pensado.
  •  No circuito, a FTX não teve despesas com o local no shopping e nem pagou a arbitragem, pois o próprio presidente organizava os torneios sozinho, mas cobrava o valor de R$ 20,00 (vinte reais), e a premiação foi sempre medalha.
  • No Campeonato Tocantinense de Xadrez no formato pensado, a FTX lançou um regulamento, onde restringia a participação do torneio, apenas aos jogadores locais, e com rodadas iniciando na hora do almoço as 11:00 da manhã, o que afastou algumas pessoas por conta do horário desumano para jogar xadrez.
  • Mas no congresso técnico os jogadores inscritos modificaram os horários das rodadas. É justo para quem não se inscreveu por conta do horário inicial estipulado no regulamento?
  • Divulgação do Campeonato Tocantinense de Xadrez  restrito apenas a grupo de WhatsApp e blog da FTX, que mesmo com a premiação de R$ 1.000,00 (Mil Reais), só conseguiu atrair 12(doze) jogadores gatos pingados, ou seja, não conseguiu preencher 10(dez) mesas.
  • O último torneio de xadrez ano de 2021 de "confraternização" foi no formato xadrez 960, com a posição inicial das peças aleatório, que atraiu apenas 8(oito) gatos pingados, que inclusive o arbitro jogou o torneio.
  • A nova diretoria da FTX, é composta por um grupo de pessoas, mas somente o atual presidente faz tudo sozinho, assim como aconteceu na gestão anterior da FTX, que somente uma pessoa realizada os torneios.
  • Nenhuma instituição funciona com uma só pessoa faz tudo, e o xadrez não é diferente, tem que haver a coletividade, atribuição e divisão de tarefas.
  • É o velho lema da FTX: É melhor fazer, do que não ter... Estamos fazendo... 🤔

Mas são só alguns apontamentos como crítica construtiva, não quero gerar nem um tipo de polêmica.

 Um Feliz natal e próspero ano novo de 2022,

4 comentários:

  1. Bom dia, este é o texto de quem não faz nada pelo xadrez, não entende nada, e pelo visto não sabe o que é organizar um evento. E tem total desconhecimento da gestão da FTx atual.

    ResponderExcluir
  2. bem eu acredito que tem os pontos negativos mas tem que colocar os pontos positivos.
    claro que o trabalho de divulgação tem que ser mas extenso, e fica a dica para que o xadrez venha crescer assim como os outros esportes no tocantins, com premiações,

    ResponderExcluir
  3. Comofas para participar de torneio presencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, você mora em Palmas-TO?
      Pode passar seu contato?
      Mas para saber dos torneios de xadrez, fica atendo a divulgação aqui no blog Xadrez Palmas e Região: http://xadrezpalmas.blogspot.com ou no blog da Federação Tocantinense de Xadrez: http://xadrez-tocantins.blogspot.com

      Excluir