segunda-feira, 24 de abril de 2017

Criação do MindSpACe em Santa Catarina e em Breve no Tocantins

Olá Amigos dos Esportes da Mente!!

Temos a satisfação de anunciar uma ideia mais do que inovadora! A criação do MindSpACe - Mind Sports Academic Center, uma proposta de núcleo de integração dos diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão que envolvam os Esportes da Mente, com espaço físico e virtual próprios, nas dependências da UDESC Joinville!

Essa ideia nasce da união de esforços dos Grupos de Pesquisa COCA (Computação Cognitiva Aplicada) e GPIE (Grupo de Pesquisa em Informática na Educação) e dos Programas de Extensão NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias), Maratona de Programação e OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e da parceria NexT/UDESC - CBXE (Confederação Brasileira de Xadrez Escolar). Mas, trata-se de uma proposta aberta, cuja ideia é integrar todas as iniciativas envolvendo Esportes da Mente dos cursos e programas da UDESC (incluindo iniciativas de alunos e servidores).

Devido à potencial aceitação de nossa proposta junto a parceiros externos, alguns deles internacionais, desenvolvemos nosso nome em inglês. Falando em parcerias, já  temos boas notícias: iniciamos uma parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, e estabelecemos um primeiro contato, por meio da CBXE, com a Confederação de Damas, o IFPR, e a UFPR. Também foi contatada uma universidade da Alemanha - Pädagogische Hochschule Weingarten (contato realizado pelo prof. Rogério Eduardo da Silva). O Prof. Claudio Cesar de Sá já desenvolve uma parceria com a Université d'Auvergne (França).

Percebam que essa denominação (MindSpACe: Mind Sports Academic Center) remete a um espaço da mente e a "'ás" (ACe), que lembra jogos e expertise. Vale frisar que "academic center", em inglês, significa exatamente o que estamos propondo: um espaço interdisciplinar dedicado à pesquisa, extensão e ensino, no caso enlvolvendo esportes da mente ("an academic center is a non-degree granting educational unit of the university engaged in research; instruction; or clinical, outreach, or related service. An academic center is defined by its mission and scope, not its title, and may be described as a center, institute, laboratory, or similar term." Fonte: pesquisa no google com a chave "academic center").

A ideia proposta, é, portanto, para um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão destinado ao estudo, prática e pesquisa envolvendo diversos esportes da mente, dentre eles: dominó, gamão, damas, xadrez, go (e jogos de tabuleiro em geral), poker, bridge, truco (e jogos de cartas em geral), cubo mágico, sudoku, sinuca, quebra-cabeças, puzzles, RPGs, desafios de programação, memória e matemática, e-sports, e até jogos de mesa do estilo de um banco imobiliário, war, scotland yard, detetive, interpol, etc. Algumas informações adicionais sobre esportes da mente podem ser obtidos na wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Mind_sport).  Ou seja, um espaço plural e sem preconceitos. O local inicialmente proposto é o mezanino do Centro de Convivência, para o qual algumas adequações mínimas serão feitas, de forma que os projetos e programas participantes poderão ter sua sede definitiva instalada (em um conceito aberto, sem baias, mas com a entrada principal controlada). A partir de então, os projetos e entidades participantes poderão investir na melhoria do espaço e de sua infraestrutura.

Segundo o Prof. Fragalli, a longo prazo existe, inclusive, a proposta de construção de um novo prédio para integrar os diversos núcleos a serem criados (núcleos dos projetos de engenharia, esportes da mente, etc.), num conceito aproximado do que é desenvolvido pela empresa Google, estimulando a interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades e pesquisas entre esses núcleos.

Nesta mesma reunião também foi oficializada a parceria entre o NexT-UDESC e a CBXE, conforme detalhado em: http://nextxadrez.blogspot.com.br/2017/04/parceria-next-cbxe.html.

É isso amigos! Trabalhando incansavelmente e com muita paixão, o futuro nos favorece.

Abraços!

Prof. Kariston Pereira (NexT/PPGECMT/GPIE)
Prof. Claudio C. de Sá (Maratona de Programação/COCA)
Prof. Rogério E. da Silva (NexT/Maratona de Progração/COCA)
Profa. Luciana R. Guedes (OBI/GPIE)
Profa. Iandra Pavanati (NexT/INESA)
Prof. José Fernando Fragalli (Diretor Geral CCT/UDESC)

Fonte: http://nextxadrez.blogspot.com.br/2017/04/criacao-do-mindspace.html?spref=fb

 O mesmo Projeto será implantado no IFTO campus Palmas no segundo semestre de 2017 através do Professor Elias Vidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário